25 de fevereiro de 2011

CBL cria Cadastro Nacional de Livros

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de assinar, nesta manhã (24/fev.), acordo para criação do Cadastro Nacional de Livros. A iniciativa, com o apoio direto da Federación de Gremios de Editores de España e da Fundação Biblioteca Nacional, resultará numa plataforma on-line disponibilizando a maior base de dados dos títulos em língua portuguesa, tendo como referência a plataforma espanhola Dilve (Distribuidor de Información del Libro Español en Venta).

Baseado na internet, esse cadastro padronizará e centralizará todas as informações das obras publicadas e comercializadas no Brasil, com impacto direto na cadeia produtiva do livro. A ferramenta permitirá a consulta completa de dados sobre qualquer livro publicado no País, além de facilitar o processo de sua busca e compra, simplificando o trabalho do conjunto de agentes do setor editorial.

Com ele, a CBL informa que pretende beneficiar editoras (ganham uma vitrine global e padronizada para divulgação de seus títulos), pequenos produtores (irão expor seus trabalhos a todos os envolvidos na rede comercial), pequenas e médias editoras (terão nova ferramenta para atingir distribuidoras e livrarias), livrarias (com acesso a milhares de livros e venda no Brasil), órgãos governamentais (nos processos de tomada de decisão de compra de títulos) e mídia impressa e online (contarão com a maior base aliada à melhor experiência de consulta de livros).

Essa iniciativa da CBL promete, e seus impactos decerto não serão pequenos. A versão beta do software do Cadastro Nacional de Livros estará à disposição das editoras a partir de abril. Já a versão oficial de testes será posta no ar em julho para experimentação pelo mercado editorial brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário