27 de janeiro de 2011

Mostra 'Cora Coralina – Coração do Brasil'

A exposição Cora Coralina – Coração do Brasil, que passou pelo Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, em comemoração aos 25 anos de morte (2010) da poetisa e contista goiana, chega agora ao Rio de Janeiro. O Centro Cultural Banco do Brasil estará com a mostra até o dia 13 de março, com entrada gratuita. A curadoria é de Júlia Peregrino e a cenografia, de Daniela Thomas.

Cora Coralina (20/ago./1889-10/abr./1985) – pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas – sempre escreveu, mas apenas em 1965, já aos 75 anos, é que publica o primeiro dos seus oito livros: Poemas dos Becos de Goiás e outras histórias mais. Doceira por profissão, viu-se impedida de participar da Semana de Arte Moderna (1922) por proibição do marido. Logo viúva, mudou de cidades algumas vezes, vivendo da venda de linguiças e dos doces que fazia, e, mais tarde, dos seus livros.

Seu nome só chegou ao grande público em 1979, quando Carlos Drummond de Andrade ‘atestou’ a qualidade de sua produção. Assim, passou finalmente a ser reconhecida como a porta-voz de uma realidade interiorana já afetada pelo avanço da modernidade. Entre outros prêmios, obteve o Troféu Juca Pato, em 1983, que lhe foi concebido pela União Brasileira dos Escritores.

Centro Cultural Banco do Brasil: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ, de 3.a a domingo, das 9h às 21h; tel.: (21) 3808-2020
foto: do site Antonio Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário