24 de outubro de 2010

Solistas de Paulínia tocam Mozart e Brahms em concerto gratuito na Unimep

No próximo dia 31 de outubro (dom.), às 18h, o Teatro Unimep, da Universidade Metodista de Piracicaba, estará oferecendo ao público da cidade e região, um ótimo espetáculo musical, tanto para aqueles que já apreciam música erudita quanto para os que ressentem de oportunidades para travar contato com apresentações de qualidade desse campo musical. Trata-se do concerto do grupo Solistas de Paulínia, do Theatro Municipal de Paulínia, que executará, junto com músicos convidados, duas obras-primas do repertório camerístico, o Quinteto n.º 2 para cordas K515, de Mozart, e o Sexteto n.º 1 para cordas op. 18, de Brahms.

A programação Solistas de Paulínia em Tournée, da qual faz parte este evento, pretende contribuir para a formação de novos públicos para a música clássica, sendo aberto à população em geral e com entrada franca. Composto pelos violinistas Pablo de León (primeiro-violino, ou spalla, das orquestras sinfônicas Municipal de São Paulo e Brasileira do Rio de Janeiro) e Horacio Schaefer (spalla do naipe das violas da Osesp) e o violoncelista Roberto Ring (ex-Osesp/Orquestra Sinfônica de São Paulo), o grupo (foto) traz a público obras importantes de grandes compositores da música erudita.

Desde 2005, os Solistas de Paulínia têm realizado uma média de 30 a 50 concertos anuais, sempre dividindo o palco com artistas e grupos renomados. Na temporada de 2009, o trio foi adotado pelo Theatro Municipal de Paulínia e, em abril de 2010, representaram o Brasil nas comemorações do bicentenário da Argentina no Festival de Ushuaia.

No concerto a ser apresentado em Piracicaba, os seus convidados são Cláudio Cruz (violino, há 20 anos spalla da Osesp), Renato Bandel (viola, com sete anos de estudos na Alemanha, dois dos quais em estágio na Filarmônica de Berlim, é coordenador artístico-pedagógico do Festival de Inverno de Campos do Jordão) e André Micheletti (violoncelo, com duplo doutorado na Universidade de Indiana, EUA, é professor na Unicamp e coordenador pedagógico do Projeto Cidadão Musical, do projeto Concertos Paulínia). Por sinal, Renato e André são piracicabanos e iniciaram sua formação na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.

Teremos, assim, três destacados cameristas da cena musical brasileira formando com os Solistas de Paulínia um sexteto com pares instrumentais de violinos, violas e violoncelos. O programa começa com o Quinteto n.º 2 em dó maior K515, de 1787, para dois violinos, duas violas e um violoncelo, que é uma das mais refinadas obras do repertório camerístico de Mozart. Na segunda parte, com os seis músicos no palco, será paresentado o Sexteto para cordas n.º 1 em si bemol maior op. 18, de Brahms, escrito nos anos 1858-1860.

Confira Série Solistas de Paulínia em Tournée: 31/out. (dom.), às 18h, no Teatro Unimep (Rod. do Açúcar, km 156, Taquaral/Piracicaba), 787 lugares
Entrada franca – doação espontânea de 1 kg de alimento não perecível
Realização: Pref. de Paulínia e Sec. Municipal de Cultura de Paulínia; promoção: EPTV; apoio: NUC/UNIMEP
Informações e entrevistas: Interarte Produções Artísticas – (11) 3081-1911; www.interartemusica.com.br
Foto divulgação: Bob Wolfenson

Nenhum comentário:

Postar um comentário