1 de outubro de 2010

‘O Enigma da Democracia’ terá lançamentos em Recife-PE

O livro de Luciano Oliveira O Enigma da Democracia. O pensamento de Claude Lefort está com lançamentos programados para outubro na capital pernambucana. O primeiro evento ocorrerá no dia 13 na Faculdade de Direito do Recife, onde o autor leciona sociologia jurídica, e o seguinte no dia 15, na ONG Gajop. Nesta publicação, o filósofo Claude Lefort, crítico radical do totalitarismo, tem suas ideias revisitadas pelo ensaísta Luciano Oliveira, como fruto do seu contato direto e contínuo com o pensamento do intelectual francês, sob cuja orientação doutorou-se em Paris.

Lefort é um dos maiores pensadores da política e, em particular, da democracia do nosso tempo, sob influência decisiva de Merleau-Ponty, de quem foi um dos principais alunos. Escritor de longos parágrafos e frases, desenvolvidos num “espiralado interminável”, no dizer de Marilena Chaui – que assina o prefácio do livro –, ele encontra em Luciano Oliveira um modo “claro, preciso e conciso” de abordgem. E Chaui ressalta: “estes qualificativos não são pequenos quando consideramos as peculiaridades do pensador a que este livro se dedica”, um autor dotado do senso da fórmula e do paradoxo, que, em lugar de definições e respostas, nos convida à interrogação, a exigir atenção redobrada do leitor.

Luciano Oliveira reconhece, e até reivindica, a influência da maneira lefortiana sobre sua própria visão de mundo – que, aliás, considera “um problema sem solução”, como intitula um dos capítulos do livro. Contudo, esse olhar ‘desencantado’, longe de significar crítica à democracia, para ele constitui a melhor maneira de encará-la e levá-la a sério, por ser o modo democrático de instituição social aquele que melhor responde ao desafio – angustiante, reconhece – de viver e conviver despido da crença de que alguma força política detém o segredo da felicidade humana.

Compõe o livro uma entrevista com o autor feita por Nuno Coimbra Mesquita, cientista político e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas-Nupps/USP.

LANÇAMENTOS

. Dia 13/out. (quarta), às 19h30, no Auditório Tobias Barreto da Faculdade de Direito do Recife: Rua do Progresso, 465 – Boa Vista/Recife; tel.: (81) 3131-6000.
Fundada em 1911, a Faculdade de Direito do Recife integra a Universidade Federal de Pernambuco e tem seu prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sua biblioteca possui mais de cem mil volumes, dentre eles os que compunham a biblioteca que pertenceu a Tobias Barreto. Pela FDR passaram nomes como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos e Castro Alves.

. Dia 15/out. (sexta), às 15h, na ONG Gajop (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares): Rua do Sossego, 432, Boa Vista/Recife; tel.: (81) 3092-5252.
Criada em 1981, e sem vinculação com partidos nem fins lucrativos, o Gajop promove e defende os direitos humanos em Pernambuco, com vistas contribuir para a democratização do Estado e da sociedade brasileiros na perspectiva do fortalecimento da cidadania (www.gajop.org.br).

O Enigma da Democracia. O pensamento de Claude Lefort, de Luciano Oliveira. Pref.: Marilena Chaui; entrev. com o autor: Nuno Coimbra Mesquita; 128p.; 21 cm; R$ 30,00; ISBN 978-85-60677-12-2; Piracicaba: Jacintha Editores, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário