7 de outubro de 2010

Nobel de Literatura é de Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa acaba de vencer o prêmio Nobel de Literatura de 2010, anunciado na sede da Academia Sueca, em Estocolmo, nesta quinta-feira, com o que o escritor peruano também terá direito a U$S 1,6 milhão. Comunicado do comitê indica que tal prêmio deve-se a "sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".

O novelista e ensaista já havia sido agraciado com o Prêmio Cervantes (1994) e o Príncipe das Astúrias de Letras Espanha (1986), entre outros, e é membro da Real Academia Española desde 1994.

Nascido em Arequipa, em 1936, Llosa passou a infância na Bolívia e, ao regressar ao Peru, estudou direito e letras. É tido como um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola. Entre suas inúmeras obras estão Conversa na Catedral, A Casa Verde, Guerra do Fim do Mundo, Lituma nos Andes e A Cidade e os Cachorros.

Veja neste link uma entrevista completa com Vargas Llosa, 'Borges nos livra do complexo de inferioridade', assinada por Laura Greenhalgh e publicada no Sabático, de O Estado de São Paulo (2/out., pp. 84-85). Nessa matéria ele também fala sobre seu mais recente livro, Sabres & Utopias. Visões da América Latina (trad.: Bernardo Ajzenberg; Objetiva, 432p., R$ 50,00)

foto: Daniel O. de Olza, 2006/AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário