25 de outubro de 2010

Livro sobre Lefort tem outro lançamento em Recife

O livro O Enigma da Democracia. O pensamento de Claude Lefort, de Luciano Oliveira, terá novo lançamento em Recife-PE. Agora será durante o Seminário ‘Crítica à Pesquisa em Direito: Não fale do Código de Hamurabi’, promovido pela Universidade Católica de Pernambuco-Unicap. Após a mesa “Crítica à Pesquisa em Direito”, que abrirá o evento (3/nov., quarta) no Anfiteatro G-4, e contando com a presença de Luciano como um dos expositores, haverá o lançamento deste título da Jacintha.

As inscrições para o seminário, de 3 a 5 de novembro, podem ser feitas pelo site da Unicap, com 80 vagas disponíveis. No mesmo endereço eletrônico há o link para a programação completa do evento. Ele contará ainda com transmissão via webcast, com o que desde as universidades promotoras será possível acompanhar on line todos os debates e deles participar.

Lefort – E por falar no pensador francês, morto dia 3 de outubro passado, cabe registrar o quase absoluto desconhecimento que tal fato teve na grande imprensa. À excessão, até onde pudemos registrar, a um breve texto publicado na Folha de S.Paulo domingo passado. Em “Lefort, coluna ausente”, João Almino retoma uma nota introdutória, por ele escrita em 1985, quando vivia no México, a um texto de Claude Lefort (1924-2010) que seria publicado na revista Vuelta, de Octavio Paz.

Nesse artigo para a Folha, Almino destaca Lefort com o "grande pensador daquilo que chamou de revolução democrática, uma revolução radical e sem fim, sempre capaz de expandir as fronteiras do possível. A sociedade democrática, sociedade sem corpo, marcada pela indeterminação e pelas divisões sociais, está sempre em busca de seu próprio fundamento”. Para acessar na íntegra tal texto, clique aqui neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário