26 de agosto de 2010

'Rosencrantz e Guildenstern estarão sempre lá'

O Projeto Psicanálise em Extensão, promovido pela Clínica de Psicanálise de Piracicaba, apresenta, neste domingo (29/ago.), Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, filme do dramaturgo inglês Tom Stoppard. Tendo por base dois personagens de Hamlet, de Shakespeare, o filme traz esses cortesões do palácio como uma dupla atrapalhada (Gary Oldman e Tim Roth), que não percebe estar sendo usada pelo rei para liquidar o jovem Hamlet. A produção de 1990 é adaptada da peça homônima dirigida pelo próprio Stoppard, em 1967 em Londres, então com enorme sucesso.

Esses dois personagens são referidos pelo psicanalista Jacques Lacan na lição de 6 de dezembro de 1967 do Seminário 15 (‘O Ato Psicanalítico’) e, com isso, após a projeção haverá uma conversa com o público presente, mediada pela psicanalista Marta Togni Ferreira, médica psiquiatra, membro da Escola de Psicanálise de Campinas (EPC), convidada especialmente para o evento.

Segundo Márcio Mariguela, coordenador do projeto, Lacan considerava muito significativos esses personagens. Nas palavras do psicanalista francês, "Um e outro, nos diz o título da peça, estão mortos. Antes fosse verdade! Nada disso, Rosencrantz e Guildenstern estarão sempre lá". Anteriormente, Lacan já havia evocado ambos no seu escrito ‘A instância da letra no inconsciente’, exposição de 9/maio/57 aos membros do grupo de filosofia da Federação dos Estudantes de Letras, no anfiteatro Descartes, na Sorbonne, Paris.

Filme: Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, 117 min, 1990; dir. : Tom Stoppard. Sessão: 29/ago. – dom., às 16h
Local: Clínica de Psicanálise – R. Prudente de Moraes, 1.314 – Bairro Alto – Piracicaba
Inscrições gratuitas: mmariguela@gmail.com (vagas limitadas)
Foto: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário