23 de agosto de 2010

Na era do e-book, indústria aposta no livro de papel

Em plena era das mídias eletrônicas, a indústria vem investindo no desenvolvimento de novos tipos de papel com vistas ao suporte impresso. Matéria do caderno Negócios do jornal O Estado de São Paulo (21/ago./10, p. B17), assinada por Fernando Scheller, aponta que grandes empresas têm aprimorado papéis especiais para editoras e estão prevendo alta de até 30% na produção para o segmento neste ano.

O artigo “Na era do e-book, indústria aposta no livro de papel” destaca que a estratégia, como a da Suzano Papel e Celulose, de criar papel novo para uma leitura mais agradável aos olhos, os chamados papéis off-white, mira a expansão na oferta para impressão já em 2010. Os números são significativos: a MD Papéis, por exemplo, produz 12 mil toneladas/ano do Chamois, de cor amarela, e a Suzano fabricou 9 mil toneladas ano passado.

Tadeu Souza, diretor comercial da MD Papéis, também descarta que os e-books venham a atrapalhar o desempenho das vendas para as editoras. "Os livros eletrônicos não substituem a experiência do papel. Um livro pode ser grifado, emprestado a outros e guardado", afirma ele. E a matéria de Scheller ainda traz outros dados interessantes do mercado editorial: “a produção e a venda de livros cresceram acima da média da economia em 2009, quando o PIB brasileiro recuou 0,2%. A produção de livros saltou 13,5%, para 386 milhões de exemplares”.

Leia na íntegra tal artigo clincado aqui neste link.
Foto: Jac©Edit

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