5 de agosto de 2010

'Escrever com os olhos para reinventar a vida'

A Dança dos Beija-flores no Camarão Amarelo, de autoria de Lucília Reboredo (Jacintha Editores, 2010, 124p.) está com lançamento marcado: 18/set., no Centro Cultural Martha Watts, em Piracicaba. Acometida por esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurológica que lhe paralisou os comandos motores, Lucília redigiu tudo aquilo aí disponibilizado ao leitor 'soletrando com os olhos’, única parte do corpo sobre o qual tem domínio. Em um processo lento, o movimento dos olhos indica letra a letra, a partir de uma tabela alfanumérica que uma pessoa lhe apresenta: cada letra é anotada para compor as palavras e frases que a autora quer expressar.

Assim, neste sábado (7/ago.), o Jornal de Piracicaba trará artigo do psicanalista Márcio Mariguela a respeito desse livro da 'guerreira amazona', como ele chega a nomear Lucília. Profundamente tocado pela leitura do “lúcido exercício psíquico” da autora, Mariguela assina no JP 'Escrever com os olhos para reinventar a vida' (p.3), em que trata a mulher sensível e a professora de psicologia social com atuação política, "marcada pelo compromisso com o resgate da cidadania através de novos laços de convivência social".

Além de comentar os que, como ele, tiveram o privilégio de conviver com Lucília no ambiente acadêmico, Mariguela se concentra em alinhavar, a partir da própria narrativa de Lucília no livro, a constante reinvenção de possibilidades comunicativas da professora, que "logo percebeu que a ELA não paralisava sua criatividade". E, como sempre fez em sua vida, refez-se na criação de outras maneiras de se expressar, até fazer-se escritura no próprio livro, como inscrição da vida que lhe é própria.

Delicado e muito bem costurado, o artigo de Mariguela no JP constitui um ótimo introito a essa publicação de Lucília Reboredo, a ser lançado no mês que vem!

Imagem: mandala 'Amanheceu novo dia com ELA', de Lucília Reboredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário