15 de julho de 2010

Nelson Screnci: "Metamorfoses"

O artista plástico Nelson Screnci está expondo Metamorfoses na galeria Lugar Pantemporâneo, em São Paulo. Nessa mostra , composta por cerca de 30 trabalhos em acrílico sobre tela, de pequenas, médias e grandes dimensões, Screnci tece comparações entre paisagens naturais e urbanas (veja a reprodução, ao lado, de “A cidade e os livros”). A exposição segue até 24 de julho, quando, às 15h, o próprio artista comandará uma visita guiada: o também professor de artes visuais e de história da arte falará sobre os temas de suas obras, as técnicas por ele empregadas e suas motivações.

Nascido em São Paulo em 1955, Screnci vale-se de recursos compositivos, como multiplicação de imagens e analogia entre obras históricas, para propor um “exercício criativo e poético com a intenção de provocar no expectador o questionamento da condição humana diante da realidade contemporânea”.

Na abertura da exposição, Screnci também lançou também Decálogo de um Pintor. Produzido pelo próprio Pantemporâneo, esse livro parte de 10 verdades que o artista elege para, a partir delas, refletir sobre sua postura como criador. Entre elas estão, por exemplo, “Não existem regras para iniciar uma pintura. Existe, sim, um repertório” e “A pintura é um grande exercício de autoaprendizagem e de abnegação”.

Para saber mais sobre Nelson Screnci, acesse o seu site e veja esse interessante vídeo no YouTube. Em todo caso, marquemos de nos ver, dia 24, na visita guiada que ele fará no Pantemporâneo, e aproveite para conhecer esse artista de fino traço no pintar e no lidar com pessoas.

Decálogo de um Pintor, de Nelson Screnci. 72p., 20 x 20 cm, Pantemporâneo: São Paulo, 2010
Lugar Pantemporâneo Av. Nove de Julho, 3.653 - Jd. Paulista - São Paulo. De 2.a a sábado, das 10h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário