3 de junho de 2010

Freud e o seu 'Psicopatologia do Cotidiano'

O livro Psicopatologia do Cotidiano, de Sigmund Freud, serve de título e à abordagem do artigo do psicanalista Márcio Mariguela, veiculado neste sábado (5/jun.), na folha A3 do Jornal de Piracicaba. Esta obra, de 1901, tornou-se, na primeira metade do século passado, a mais popular publicação de Freud.

Entre outros rebatimentos, ela estabeleceu o elo dos surrealistas com a psicanálise, que viram no apresentado pelo livro “a possibilidade de conceber a arte como expressão do desejo recalcado: por meio da forma assumida pelo desejo e pelo modo como este simbolizava as aparências nos atos falhos e lapsos, assim como nos sonhos”, como destaca Mariguela. Ao mesmo tempo esse emprego de Psicopatologia do Cotidiano pelos surrealistas propiciou, principalmente na França, maior visibilidade à invenção freudiana, o que foi importante para os passos iniciais da psicanálise.

Leituras de Freud – A publicação desse artigo por Mariguela traz outra indicação ao público piracicabano e regional. No início do próximo semestre, terá início o Grupo de Estudos Leituras de Freud, coordenado pelo próprio Mariguela, tendo por eixo central as obras principais utilizadas por Jacques Lacan em seu retorno à teoria e prática clínica de Freud. E, justamente, a psicopatologia é um desses tópicos.

Os encontros desse grupo se darão a cada quinze dias, às 2.ª-feiras, das 19h30 às 21h30, na Clínica de Psicanálise (R. Prudente de Moraes, 1.314 - Bairro Alto/Piracicaba). Maiores informações: mmariguela@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário