10 de junho de 2010

Entrevista com Luciano Oliveira, autor de novo livro da Jacintha

O livro O Bruxo e o Rabugento: ensaios sobre Machado de Assis e Graciliano Ramos, do cientista político Luciano Oliveira, já comentado aqui em matéria de abril passado, será o centro de um debate na próxima 2.a-feira (14/jun.), às 17h, na Sala de Seminários da Pós-Graduação em Sociologia, na Universidade Federal de Pernambuco. O evento contará com a participação dos professores Valéria Torres e Fernando da Mota Lima.

Mota Lima mantém o interessantíssimo Literatura e Crítica Cultural, “um blog que mescla livremente a literatura ao clima cultural visando compreender a atmosfera confusa e volátil em que vivemos”. Nele, acaba de postar uma entrevista com Luciano Oliveira, na qual tratam de Machado, Graciliano, literatura, sociologia... Mas também discutem a possibilidade de conciliação entre o gênero ensaístico, tão próximo do estilo literário e especulativo, e a fundamentação empírica do argumento ou interpretação. Vale uma lida!

Até para conhecer melhor o autor de O Enigma da Democracia. O pensamento de Claude Lefort, que Luciano Oliveira estará lançando, dentro de poucas semanas, pela Jacintha Editores. O novo livro versa sobre o pensador francês contemporâneo, tido como pioneiro do antitotalitarismo e o grande reabilitador da teoria democrática. Lefort (foto ao lado) é um dos maiores pensadores da política e do totalitarismo do nosso tempo, e seu itinerário filosófico teve influência decisiva de Merleau-Ponty, de quem foi um dos principais alunos.

Foto: Aldo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário