3 de maio de 2010

Psicanálise em Extensão: intersexo e diferença sexual

‘O Intersexo e a Diferença Sexual’ é o tema inaugural do projeto Psicanálise em Extensão, com início neste próximo sábado (8/maio), às 15h, na Clínica de Psicanálise, em Piracicaba. Trata-se de iniciativa muito que bem-vinda do psicanalista e professor de filosofia Márcio Mariguela, conferindo ainda mais diversidade às instalações do seu consultório na cidade.

O objetivo dos eventos promovidos pelo projeto é, segundo Márcio, “convidar psicanalistas para dialogar com profissionais da área de saúde psíquica, ONGs, artistas, estudantes de psicologia, filosofia, letras e história, entre outros interessados”.

Quem irá expor o tema desse primeiro encontro será o médico endocrinologista Adriano Morad Bley, psicanalista, mestre em 'saúde da criança e adolescência' pela Unicamp e membro da Escola de Psicanálise de Campinas. Sua área de pesquisa está ligada aos casos de hermafroditismos. Justamente assunto abordado pelo filme XXY, cuja projeção antecederá a fala de Adriano e o debate que se seguirá.

Onde: Clínica de Psicanálise, R. Prudente de Moraes, 1.314 - Bairro Alto/Piracicaba
Entrada: gratuita (15 vagas)
Interessados: enviar email para mmariguela@gmail.com

Filme: XXY
. Direção: Lucía Puenzo
. Elenco: Inés Afron, Ricardo Darín e Valeria Bertuccelli
. Ano de lançamento: 2007
. Origem: Argentina/França/Espanha
. Tempo de duração: 86’
. Site oficial: xxylapelicula.puenzo.com/mai n.html
(vale uma visita!)
. Sinopse: baseado numa história verídica, apresenta Alex, de 15 anos e com as características sexuais de ambos os sexos, cuja família, para fugir dos médicos que insistiam em corrigir a ambigüidade genital, leva-a para um vilarejo no Uruguai. Certos de que uma cirurgia seria uma violência contra seu corpo, a família decide viver numa casa nas dunas. Um dia, recebem a visita de um casal de amigos, que traz junto o filho adolescente. O pai visitante é especialista em cirurgia estética e se interessa pelo caso do/da jovem. Enquanto isso, Alex e o rapaz, de 16 anos, sentem-se atraídos um pelo outro e juntos protagonizam a metáfora da (in)diferença sexual.


Ficam as dicas dos espaços na web de Márcio Mariguela:
. site:
http://www.marciomariguela.com.br/
. blog: http://marciomariguela.wordpress.com/

Foto: Jac©Edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário