27 de abril de 2010

Teatro: processo colaborativo CAC-USP

Alunos do 3.o ano/09 do Curso de Artes Cênicas da ECA-USP criaram um blog para registrar o processo ocorrido na matéria Direção III, ano passado. Os chamados ‘protocolos’ são produzidos periodicamente para os professores (Marcos Bulhões; Antonio Araújo, diretor do grupo Teatro da Vertigem; e Sérgio de Carvalho, diretor da Companhia do Latão) e fazem parte da estrutura pedagógica da matéria.

Direção III caracteriza-se como “espaço para a experimentação de processos colaborativos de encenação e dramaturgia”, como consta na postagem ‘O que nos move?’. O processo colaborativo, método muito em voga nele exercitado, origina-se da criação coletiva dos anos 70: subentende uma suposta equivalência de importância entre funções no teatro – como diretor, ator, dramaturgo, cenógrafo e iluminador –, eliminando as antigas hierarquias e estabelecendo maior horizontalidade em suas relações. Assim, todos se tornam igualmente responsáveis e propositores da construção da peça; o dramaturgo desce da sua ultrapassada ‘torre de marfim’ e participa dos ensaios, trazendo ideias abertas de cena e escrevendo a partir dos improvisos e estímulos dos atores. Para Antonio Araújo, “o texto, aqui, não é um elemento apriorístico, mas um objeto em contínuo fluxo de transformação”. É aí, então, que surge o termo dramaturgia em processo.

No blog estão postadas reflexões dos cinco diretores e dois co-diretores alunos a respeito dos processos ao longo do 2.o sem./09, relatando o dia-a-dia dos ensaios, os aprendizados e as crises de cada grupo, as saídas interessantes para problemas conjuntos e ponderações sobre as relações coletivas e, mais amplamente, do próprio teatro. Não são textos autorais, passando por revisões dos alunos para criar um consenso.

Também por isso tal blog revela-se uma ótima fonte para estudantes de artes cênicas, estudiosos de teatro e interessados em dramaturgia de modo geral, que nele podem ter acesso a textos reflexivos e sinceros bem atuais, fruto de uma prática da aproximação efetiva com o teatro em que alunos do CAC/USP estão envolvidos. Assim como a primeira postagem, em agosto, encerra dizendo "Tempestades virão", tempestades vieram e (muitas) passaram. Agora, aproveite para banhar-se nelas você também.

Texto: Olívia de Castro Silveira
Blog: Direção III - CAC/USP
Foto: Jac©Edit

2 comentários:

  1. Querida Olivia, parabéns pelo excelente texto. Foi muito bem escrito e explicativo, principalmente para pessoas leigas como eu.
    Realmente, você já é um sucesso e o faz por merecer.
    Beijos da sua sempre fã.
    Maira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, Olívia! Tenho alguma experiência escrevendo roteiros e confesso que, no princípio, ficaria desconfortável fora da "torre de marfim", porém creio que valeria a pena. Deve ser muito enriquecedor. Obrigada por indicar um caminho de tantas possibilidades novas! Beijos, Carla Ceres

    ResponderExcluir