7 de abril de 2010

Dia do jornalista merece ser festejado

Sete de abril é uma das datas citadas no calendário nacional para comemorar o dia do jornalista. Segundo a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), trata-se de uma homenagem ao jornalista e médico italiano Líbero Badaró, que se naturalizou brasileiro em 1826 e passou a denunciar, no jornal carioca Observador Constitucional, o absolutismo dos senhores do Império e a lutar pela liberdade de imprensa no país. O assassinato de Badaró por inimigos políticos, em 22 de novembro de 1830, deflagrou um movimento popular que culminou na abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831.

Mas o dia do jornalista também é comemorado em 29 de janeiro, data de falecimento do jornalista e abolicionista José do Patrocínio, em 1905, ou ainda em 24 de janeiro, dia de São Francisco Sales, tido como o padroeiro da profissão. Já o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi designado pela Organização das Nações Unidas como sendo 3 de maio. A ONU recomenda a celebração nessa data do direito humano à liberdade de expressão reconhecida e garantida pelas convenções internacionais.

De qualquer modo, quase um ano após ter sido decidida, pelo Supremo Tribunal Federal, a desobrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo no Brasil, ainda assim prosseguimos, os jornalistas, compromissados eticamente em informar o público. E confiantes no reconhecimento da sociedade sobre a importância da nossa profissão como condição básica da democracia e da liberdade.

Ilustração: http://joesorren.com/

2 comentários:

  1. Parabéns

    Milena e Heitor

    pelo dia do jornalista. Uma data inscreve um campo de significação e convoca comemoração.

    abraços,
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. "Uma data inscreve um campo de significação e convoca comemoração": algo digno de se anotar.
    Valeu tua participação, Márcio!

    ResponderExcluir