28 de abril de 2010

Cultura em Agenda

Seminário Hélio Oiticica - Museu É o Mundo
28-29/abr. Org. e mediação: Felipe Scovino. Sala Itaú Cultural, Av. Paulista 149 - Paraíso - São Paulo/SP [est. Brigadeiro do metrô]: gratuito
Por meio de projeção de filmes, mesas redondas, o evento promove reflexão e debate com a presença de intelectuais de diversas áreas, artistas e pesquisadores que conviveram com Oiticica e possuem trabalhos sobre sua produção. O seminário pretende ampliar o espaço para a troca de ideias entre os convidados e o público sobre um dos mais significativos artistas da contemporaneidade. Se não puder comparecer, assista à transmissão ao vivo no site http://www.itaucultural.org.br/
+ infor.: Itaú Cultural

Seminário Claro Curtas
29-30/abr. Museu da Imagem e do Som. Av. Europa, 158 - J. Europa - São Paulo/SP; (11) 2117-4777: gratuito
Discute o impacto das novas tecnologias nos processos de criação, produção e difusão audiovisual. Os debates refletem também sobre as mudanças nas formas de aprender e transmitir conhecimento a partir das novas experimentações audiovisuais e tecnológicas. Contará com a presença de especialistas e profissionais renomados, como Cao Hamburger, Philippe Barcinski, Lucia Santaella e Zita Carvalhosa.
+ infor. e horários: Claro Curtas

Lançamento do livro Kanamãi 'a'ahã dju'a papera. Trad. e org.: Cristina Martins Fargetti
30/abr. (6.a), 19h30, Museu Histórico e Pedagógico de Piracicaba. R. Sto. Antônio, 641 - Centro
Escrito e ilustrado por professores e alunos juruna, é o primeiro livro produzido em edição bilíngue juruna-português. Junto com o lançamento, haverá a abertura de exposição de arte juruna e de 50 fotos de autoria de Fargetti, pesquisadora e professora da Unesp de Araraquara. Os visitantes da exposição ganharão uma revistinha com informações sobre o povo juruna e atividades lúdicas, inclusive envolvendo a língua indígena.

Abertura da mostra Natureza e Arte. Fauna e flora da Mata Atlântica, Serra da Mantiqueira e Amazônia
1.o/maio (sáb.), 17h, Tafetá. Av. Min. Nelson Hungria, 302 - Sto Antônio do Pinhal/SP
A artista plástica Regina Villara traduz a beleza da natureza usando tinta acrílica, lápis, guache e aquarela. Como a cidade de Sto Antônio fica em região serrana, vizinha a Campos do Jordão, vale estender a jornada para além do evento. Parte do acervo da artista pode também ser visitado em Ateliê da Terra.

Lançamento do livro Ilogicamente. Poemas, de Newman Ribeiro Simões
. 6/maio (5.a), 19h, Casarão do Clube de Campo de Piracicaba/SP
. 14/maio (6.a), 19h, Liv. Cultura, Shopping Villa Lobos - São Paulo/SP
Livro do professor e poeta Newman Simões, produzido pela Jacintha Editores, em projeto gráfico e capa de Juliana Mesquita. No evento em Piracicaba haverá apresentação musical e leitura poética; em São Paulo, junto com o lançamento, música com a Traditional Jazz Band.
+ infor.: blog da Jacintha

I Mostra Sapientiae de Arte Contemporânea
de 7 a 27/maio. Centro Cultural Martha Watts, de 2.a a 6.a, das 9 às 12h e das 13 às 17h. Vernissage: 7/maio (6.a), às 20h
Entre os artistas participantes: Caciporé Torres, Fernando Durão, Yutaka Toyota, Arayr Ferrari, Beth Betting, Camila Daniele, Camila Crosta, Cícero Carr, Dircéia Mountfort, Beto Brusantin, Elza Oda F Gloria D'Almeida, Gonçalo Borges, Gustavo Torrezan, Jhonatan Ferraz, Lídice Salgot, Lucinda Villar, Luis Bayon, Cristina Libardi, Marilu Trevisan, Matheus Hass, Milton Mota, Natal Gonçalves, Osmar Santos, Paulo Vasconcelos, Rafa Saraiva, Reynaldo Candia, Robinson Tuon, Rodrigo Freitas, Sueli Martini e Tony Azevedo.
+ infor.: Martha Watts

Foto: Jac©Edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário