1 de março de 2010

Literatura, família e amor (ou rejeição)

Por falar em Zuenir Ventura, mais uma boa notícia sobre esse autor e também sobre o universo das revistas literárias. Zuenir dá uma canja do livro que está escrevendo sobre sua família na mais recente edição brasileira da revista Granta, que deve chegar às nossas livrarias em meados de março.

Impossível deixar de conhecer esta que é a mais importante revista literária da atualidade. Fundada, em 1889, por alunos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e batizada de The Granta, em homenagem ao rio que banha a cidade, por suas páginas já passaram escritores do porte de Mário Vargas Lhosa, Susan Sontag e Arthur Miller. Nesta 5.a edição brasileira, o tema é a convivência familiar e as sensações de amor e rejeição provocadas pela inevitabilidade das relações de parentesco.

Além de Zuenir Ventura, com o conto “O segredo”, a revista traz, entre outros, o escritor turco Orhan Pamuck (Prêmio Nobel de Literatura e autor de Neve e O Livro Negro), com “Gente famosa”, e Ronaldo Correia de Brito (Prêmio Jabuti e autor de Faca e Galiléia), com “A bênção do pai”. A propósito, todos os títulos aqui citados, sem exceção, merecem ser apreciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário