5 de março de 2010

Jornalismo de revista: 'Le Monde' lança 'Le Mensuel'

'La creme du monde' é como vem sendo avaliada a revista mensal lançada em fevereiro pelo tradicional diário francês Le Monde. Le Mensuel oferece ao público, em língua francesa, o que de mais quente foi publicado nesse jornal a cada mês anterior. São as melhores reportagens, os mais interessantes perfis e os artigos mais bem recebidos pelo público, reproduzidos na íntegra.

Além do mais, tudo isso vem embrulhado para presente, com fotos coloridas e em preto e branco, pois, por se tratar de um veículo de periodicidade mensal, a ideia é valorizar as imagens, tanto em quantidade quanto na qualidade. O tamanho pequeno (23,5cm x 18,5cm) e o acabamento sofisticado fazem de Le Mensuel quase um livro, o que torna a leitura mais envolvente e facilita, aos leitores que não abrem mão de receber informações e opiniões em formato impresso, o arquivamento e coleção dos exemplares.

Segundo a jornalista Leneide Duarte-Plon, em artigo no Observatório da Imprensa (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=579IMQ001), esse mensário deverá afirmar-se como uma nova mídia – destinada aos leitores que, pelos mais diversos motivos, não têm acesso diário à informação –, diferente do diário impresso, do semanário e da internet, mas que trará também a marca Le Monde, com a credibilidade dos correspondentes e de sua cobertura dos fatos no mundo todo.

Para um aperitivo de Le Mensuel:

Nenhum comentário:

Postar um comentário