11 de fevereiro de 2010

‘Violência cósmica no meu canto lírico’: poemas de Newman Simões vêm a público

O nome de um dos poemas de Newman Ribeiro Simões, em seu livro ilogicamente, viu-se aqui apropriado pelo título deste artigo. Justifica-se: ele fornece pistas sobre as forças íntimas que mobilizam o poeta – a contemplar a cósmica existência – e o levam a recorrer a versos para conferir forma e expressão a seus sentimentos.

Logo na abertura desta publicação, com capa de Juliana Mesquita e projeto gráfico interno de Daíza Lacerda, Newman afirma textualmente não ser poeta, mas apenas escrever poemas. E registra: “fertilizando o esquecer, faço ressuscitar memórias, celebrando histórias que, de meu gosto, seriam reais; afinal não custa espremer memórias, fazendo minha tristeza vazar; não se pode fugir dos açoites dos fantasmas interiores nem dos sustos que outros monstrinhos nos pregam, escondidos que estão em trincheiras da alma”.

Se de fato ‘o universo observa-se mediado pela mente humana’, neste livro as ‘palavras rompem o silêncio... e dançam’. Por suas páginas ‘o tempo pulsa e passa’; mas nelas impresso, e para sempre, ‘o guerreiro [poeta] ficou encantado’.

ilogic@mente. poemas
Pref.: Jorge de Albuquerque Vieira; 107p.; ISBN 978-85-60677-08-5; R$ 25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário