10 de outubro de 2009

‘O silêncio recebe a fúria do verbo’

Esse é o título dos versos que abrem Ilogic@mente – assim mesmo, com arroba no lugar do “a” –, livro de poemas de Newman Ribeiro Simões, em produção pela Jacintha Editores, e que tão bem identifica, em força e criatividade, o conjunto dessa obra. Formado pela ESALQ-USP em agronomia, Newman fez mestrado em estatística, é professor de matemática e também autor de A Morte Canta no Canto de um Conto (2004). Mas a arte está longe de ter presença bissexta em sua vida.

Desde os tempos de juventude, em sua pequena Pindorama/SP – terra também do escritor Raduan Nassar, de quem por sinal é amigo de infância –, Newman está envolvido com a promoção de atividades culturais. Um grande exemplo é o show que ele dirige e produz em Piracicaba/SP. O ‘Falando da Vida’, acontecimento já de repercussão regional, congrega músicos e cantores para concorridíssimas apresentações anuais. E lá se vão 24 edições desse espetáculo! Todas sem fins lucrativos, revertendo o arrecadado em doações para entidades assistenciais.

Justamente para continuar a falar da vida, e das pulsões e estranhamentos que ela lhe causa, Newman vem agora a público com o seu Ilogic@mente. Em seus versos, o que possa residir de 'ilógico' nos sentimentos passa a ganhar senso, sentido e beleza quando as “palavras rompem o silêncio... e dançam”. Recentemente elogiado pelo amazonense Thiago de Mello como um “poeta de primeira água”, Newman não se define como tal. “Apenas escrevo poemas”: “vez ou outra, palavras me chegam como pólen reclamando sua flor”. E ainda assim insiste em não se dizer poeta...

Se a agronomia perdeu um bom profissional, não se pode afirmar, mas certamente as letras e o mundo das artes têm muito a agradecer à matemática, que regularmente cede a criatividade e inspiração deste seu filho acadêmico. Aguardem para conferir o novo livro de poesias de Newman! Vocês não perderão por esperar.

Confira no site do ‘Falando da Vida’ esse belo projeto cultural.
. Foto: Silvia Annunciato