9 de setembro de 2009

Ainda o Eterno Retorno

Uma boa notícia editorial. Acaba de ser relançado o livro Do Nunca Mais ao Eterno Retorno. Uma reflexão sobre a tortura. De autoria do cientista político Luciano Oliveira, o mercado editorial resgata assim – pelo menos em parte –, uma dívida com um excelente professor pernambucano, que apesar da qualidade de sua escrita e pesquisas, não era publicado já há bastante tempo.

Professor do departamento de Ciências Sociais da UFPE e de sociologia jurídica da Faculdade de Direito do Recife, Luciano especializou-se em temas como direitos humanos, pena de morte e tortura. Mas essa reedição traz como aspecto ‘negativo’ justamente o fato de a discussão que ela suscita permanecer atual.

“Afinal, depois do governo Bush, perdemos o complexo de inferioridade como Estado-torturador”, como comenta de modo cortante o escritor. A famigerada prática da tortura lamentavelmente é conservada em países periféricos, como o Brasil, onde sua abolição restringe-se aos bem situados socialmente. O grande choque provocado entre nós pelo regime militar não foi a instituição da tortura, mas o fato de que, sob o reino dos DOI-CODI, a classe média brasileira, antes protegida por imunidades sociais, viu-se na categoria das ‘torturáveis’.

Apesar da ainda atualidade de tal temática, o fato do grande público poder voltar a ter acesso à escrita sempre arguta e consistente de Luciano Oliveira é motivo de comemoração. Outra boa notícia fica por conta de que a carioca Vieira & Lent prepara a publicação de nova obra dele, O Bruxo e o Rabugento, em que a verve do brilhante professor trata, numa linha mais ensaística, Machado e Graciliano e... Bem, aí já é outra conversa. Volto a esse livro quando sua produção estiver mais avançada.

FICA A DICA
Do Nunca Mais ao Eterno Retorno. Uma reflexão sobre a tortura
Luciano Oliveira. Brasiliense (Col. “Tudo é História”, n. 149), ed. renovada, 95p., R$ 19,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário