31 de agosto de 2009

Livro de Denise Giacomo da Motta entra em gráfica

Está em processo de impressão o livro da nutricionista e psicanalista Denise Giacomo da Motta, Educação Nutricional & Diabetes Tipo 2. Trazendo uma nova abordagem sobre o desejo de acolhimento e escuta dos portadores de diabetes, a obra parte do sentido de que a capacidade dos profissionais que tratam e orientam tais pessoas em muito colabora para o resultado do tratamento. Assim, também é para eles que seu conteúdo é dirigido.

Ao lidar com educação alimentar e nutricional, esta publicação confere um olhar biopsicossocial sobre os portadores de diabetes e detalha inúmeros aspectos sobre “sabores” de uma alimentação saudável. Por exemplo, é composto por 115 receitas, constituindo uma gama de opções nutricionais de bom gosto às pessoas com diabetes e a seus familiares, mas também a qualquer outra que busque saúde e prazer na alimentação.

A partir de tais receitas, o livro oferece amplo material com identificação das porções usuais e das porções para trocas equivalentes em carboidratos, além de informações nutricionais sobre as receitas e tabela de apoio a um consistente planejamento alimentar. Vejamos alguns comentários sobre esta publicação:

Denise Giacomo inova ao ensinar que a tarefa de um nutricionista pode transcender o puro conhecimento, o manejo de dietas e a prescrição nutricional, uma vez que o mais importante é, decerto, a procura do entendimento do outro, de suas angústias e do modo particular de cada um enxergar seu próprio mundo e suas limitações, inclusive alimentares.
Tenho certeza de que este livro será de grande valia para todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento mais efetivo das pessoas com diabetes, pois alia a boa prática nutricional à compreensão abrangente das limitações e das dificuldades do paciente, com vistas à superação delas e à eficácia do tratamento/acompanhamento.
Walter J. Minicucci
especialista em endocrinologia e metabologia pela SBEM, mestre em clínica médica pela Unicamp e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes

Os textos deste livro, escritos com propriedade, possibilitam o entendimento comum. Que os portadores de diabetes saboreiem o conteúdo elaborado com pitadas de amor e compreensão, colheres de dedicação e xícaras de carinho. Esta, certamente, é a melhor receita que os profissionais de saúde podem oferecer e os pacientes e familiares, executar.
Adriana Ortiz da Silva
psicóloga e psicanalista membro da Associação Psicanalítica da Argentina (APA) e da Associação Internacional de Psicanálise (IPA); diretora da Ápice (Associação para Investigação Cientifica e Epistemológica) no Brasil

Colaboradores: Patrícia Carreira Nogueira, Adriane Foganholo, Rejane Rodrigues de Campos, Ivan Arbex e Marcela Franciele da Silva Nazatto
Pref.: Maria Cristina Faber Boog
288p.;
ISBN 978-85-60677-07-8
Piracicaba: Jacintha Editores, 2009

Um comentário:

  1. É engraçado como em outros países é tão fácil encontrar títulos de especialidades nas mais diversas áreas, e já no Brasil, tão difícil.

    Relacionado a alimentação, todos os livros nacionais que conheço insistem teimosamente em sempre ter o mesmo procedimento, e se recusam a inovar. Apesar de não possuir problemas de saúde em razão da alimentação, sei que o tempo passa e os problemas vêm. Por isso mesmo, todo mundo deve se cuidar! (Jornalistas são os campeões de mal-hábitos alimentares!).

    Desejo boa sorte para a autora, e se a obra realmente for tão boa como parece, quem sabe não incluo na minha listinha de aquisições bibliográficas.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir